Bahia, 03 de Agosto de 2026
Por: A Gazeta Bahia
03/08/2026 - 07:53:26

Depois de anos de cobranças, promessas e expectativas, a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Eunápolis deu um importante passo. A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) publicou, em 26 de junho de 2026, o edital de licitação para a execução da 1ª etapa das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.

Eunápolis é considerada uma das poucas cidades baianas com mais de 120 mil habitantes que ainda não dispõe de um sistema de esgotamento sanitário, situação que há décadas é alvo de críticas da população e de diversos segmentos da sociedade.

O certame será realizado de forma eletrônica, em modo de disputa fechado, por meio do Novo Portal de Licitações-E, sob o número 1095771. A sessão pública para o recebimento das propostas está marcada para 10 de setembro de 2026, às 9h, e terá como critério de julgamento o menor preço.

O valor estimado da contratação permanece sob sigilo, conforme previsto no edital. Já o prazo para execução da primeira etapa das obras é de 1.080 dias, o equivalente a aproximadamente três anos.

A publicação do edital representa um avanço esperado há muitos anos pela população eunapolitana. Caso o cronograma seja cumprido, o município poderá finalmente iniciar a implantação de uma das mais importantes obras de infraestrutura e saúde pública de sua história.

Veja + Notícias/Geral