Bahia, 18 de Janeiro de 2021

DECRETO / BAHIA

Governo Estadual prorroga até 30 de janeiro decreto que proíbe shows e aulas na Bahia
O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16) e vale até o dia 30 de janeiro de 2021. O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.
MORADORES ENFRENTAM PROBLEMAS

Mal cheiro proveniente da Naturaves traz consequências graves para moradores do Ponto Maneca, em Eunápolis
Não é de hoje e nem de ontem, que os moradores da antiga comunidade rural do Ponto do Maneca, no município de Eunápolis, reclamam do mal cheiro, proveniente dos galpões da empresa Naturaves, e dos descartes de aves mortas e dejetos.
ELEIÇÃO DO CONDESC

O prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto é reeleito presidente do Condesc, Cordélia Torres não compareceu
O prefeito reeleito de Itabela, na Costa do Descobrimento, Luciano Francisqueto foi escolhido na manhã desta quinta-feira (14) como presidente do Consórcio Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento. O mandato no consórcio vale para o biênio 2021-2022. O prefeito de Itagimirim, Luizinho, assumiu a vice-presidencia, a prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas, eleita conselheira.
PUBLICIDADE
CÂMARA MUNICIPAL / EUNÁPOLIS

Sessão extraordinária para votar reforma administrativa fica suspensa, e novos cargos de confiança estão emperrados
Conforme informação do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Maécio (PP), a prefeita Cordélia Torres (DEM) solicitou um novo prazo para readequar o texto do Projeto de Lei 01/2021, de autoria do Executivo, que trata da Reforma Administrativa proposta logo no dia da posse. Por causa disso, as duas sessões extraordinárias da Câmara de Vereadores, convocadas para esta quinta-feira (14/01), foram novamente adiadas.
APOIADORES DESCONTENTES

O maior blogueiro de Cordélia Torres se revolta, solta o verbo, e diz que a prefeita perdeu o encanto
O blogueiro Neto Peixoto, um dos braços direito de toda pré-campanha e da campanha da prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres. Um dos poucos que se doou diuturnamente em prol do projeto político do grupo dapesista, resolveu soltar o verbo e criticar de forma dura, a postura da nova gestora. Conforme postagem feita por Neto, nesta quarta-feira, 13, a prefeita de Eunápolis está perdendo o encanto da sereia.
GOVERNO DO ESTADO / PORTO SEGURO

Vice-Governador se reúne em Porto Seguro, com executivos de grande empresa de planejamento de obras de Portugal
Em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, numa missão de negócios, o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), comemorou a sanção do Fundo Garantidor do Aporte da Ponte Salvador-Itaparica (FGAP), feita pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (12). O ato será publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (13).
Costa do Descobrimento
ENERGIA EÓLICA

Essentia Energia anuncia implantação de seu primeiro parque eólico na Bahia
O grupo Essentia Energia anunciou, na manhã desta quinta-feira (14), a implantação de seu primeiro parque eólico na Bahia, durante assinatura de protocolo de intenções com governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Serão investidos R$ 2,3 bilhões na construção do complexo Ventos de São Vitor, com capacidade instalada de produção de aproximadamente 2 Gigawatts (GW)/ano. O empreendimento será instalado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia.