O Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis do Estado da Bahia (SINDICOM-BA) alerta para os sérios impactos da interdição da Ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101. Desde 5 de maio, a principal rota alternativa, a BA-982 — conhecida como “Estrada da Veracel”, no distrito de Santa Maria Eterna, município de Belmonte —, apresenta condições precárias, prejudicando o abastecimento e colocando em risco a segurança dos trabalhadores.
Com a venda de combustíveis abaixo do custo, reflexo direto da queda na demanda e da tentativa das distribuidoras de evitar multas contratuais impostas pela refinaria ACELEN - devido ao não cumprimento das cotas diárias de retirada - o mercado enfrenta um desequilíbrio que ameaça distribuidoras e colaboradores em várias cidades como Eunápolis, Itagimirim, Itabela, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itabuna, Vitória da Conquista e até mesmo no norte de Minas Gerais.
Em resposta, o SINDICOM-BA, acionado por empresários locais, mobilizou-se estabelecendo contato com o DNIT e com o deputado federal Neto Carletto, em busca de alternativas viáveis e urgentes para a solução do problema e pressiona por soluções imediatas das autoridades, além de buscar negociações com a ACELEN para flexibilizar contratos e evitar práticas comerciais predatórias que comprometam a sustentabilidade do setor e a integridade da cadeia de abastecimento. Contamos com o engajamento de todos para garantir a continuidade das operações, a proteção dos empregos e a estabilidade do mercado regional de combustíveis.
Veja a nota: