Bahia, 29 de Março de 2024
SAÚDE

A Secretaria Saúde de Eunápolis realiza testagem rápida das hepatites B e C
Hepatites B e C – Doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. O portador pode ter o vírus B e C e não saber. Por isso é tão importante fazer o teste.
Por: SECOM-PME
04/08/2014 - 22:37:39

A Secretaria de Saúde de Eunápolis, através do Departamento de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais de Eunápolis - SAE/CTA, realizou na última sexta-feira, 01/08, uma Campanha de Testagem Rápida das Hepatites B e C. Abordando os motoristas, motoqueiros, ciclistas e transeuntes que passavam em frente à Unidade, a equipe alcançou grande público para realização dos testes e distribuição de preservativos e informativos.

Parte da Semana de Luta Contra as Hepatites Virais, a ação realizada na Rua Floriano Peixoto, Centro da cidade, convidou a população para conhecer um pouco mais sobre Hepatites Virais, através de palestras de orientação e testes rápidos que oportunizam o Diagnóstico precoce e consequentemente aumentam as chances do portador.

Mesmo após a Campanha, os testes rápidos para as Hepatites B e C, assim como para HIV e Sífilis, podem ser realizados no SAE/CTA, de segunda a sexta-feira, no turno vespertino, bem como nas Unidades de Saúde do município.

Hepatites B e C – Doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. O portador pode ter o vírus B e C e não saber. Por isso é tão importante fazer o teste. O diagnóstico precoce pode evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado.

Como prevenir - Evite contato direto com o sangue. Não compartilhe seringas, agulhas, canudos, cachimbos para uso de drogas, escovas de dengue, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear, alicates de cutícula. Todo material para tatuagens, piercings ou manicure deve ser individual ou esterilizado. Usar camisinha sempre. 

 

 

Veja + Notícias/Saúde
EBOLA

Cerca de 20 mil casos de Ebola já foram registrados na África deixando 7.500 pessoas mortas
Casos também foram registrados na Espanha e nos Estados Unidos e, em outubro, foi identificado um no Mali.
SAÚDE

Médicos a serviços de laboratórios dizem em receitas, que medicamentos prescritos não devem ser substituídos
Trabalhadores das farmácias denunciam que, os médicos determinam exclusividade laboratorial, esquecendo o principal, que é o princípio ativo.