Bahia, 14 de Janeiro de 2026
Por: Ascom UFSB
14/01/2026 - 07:47:25

A avaliação quadrienal 2025 dos programas de pós-graduação, feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), trouxe boas novas para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), os cursos de doutorado da instituição (PPGES e PPGBiossistemas) mantiveram o conceito 4.  Os cursos de mestrado PPGCTA, PPGSAT e PPGCS elevaram seus conceitos, passando de 3 para 4, reunindo-se ao PPGER, que manteve o conceito 4. Esses programas passam a poder submeter propostas de doutorado, pela consistência de qualidade ao longo do quadriênio de avaliação.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Nadson Ressyê Simões, destaca que esses resultados preliminares refletem o trabalho da comunidade da pós-graduação e o posicionamento institucional no investimento na pós-graduação stricto sensu: "Os resultados refletem o compromisso coletivo com a qualidade acadêmica; a produção técnica e científica relevante; o avanço da inserção social; a interiorização; a extensão da pós-graduação e o compromisso com as ações afirmativas." 

Outro resultado comemorado pela PROPPG em mensagem à comunidade foi a inclusão dos programas PPGECA, PPGArtes e PPGSAB no sistema de notas. Antes avaliados com conceito A (nota de entrada), receberam a nota 3 e consolidaram a integração ao Sistema Nacional de Pós-graduação.

O pró-reitor destacou trabalho de alta qualidade de docentes, discentes, técnicos administrativos e colaboradores. "A PROPPG reconhece, de forma especial, o papel fundamental desempenhado pelos técnicos que apoiam a pós-graduação e docentes permanentes e, sobretudo, pelas coordenações de programas, que atuaram incansavelmente em todas as etapas do processo avaliativo."

Para o professor Nadson, os aspectos que ainda precisam de aprimoramento não impedem a UFSB de oferecer qualificação do povo do território. Os avanços registrados na avaliação da CAPES são contribuições decisivas para "o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental, cultural, artístico e social da região em que estamos inseridos. A PROPPG reafirma seu compromisso de seguir apoiando os programas, incentivando a excelência acadêmica, a inovação, a internacionalização e a relevância social da pós-graduação da UFSB."

Veja + Notícias/Geral