Bahia, 07 de Janeiro de 2026
Por: A Gazeta Bahia
05/01/2026 - 12:00:22

Os caminhoneiros fecharam a BR 101, na manhã desta segunda-feira, 05, próximo ao trevo para a Veracel Celulose, entre os municípios de Eunápolis e Itagimirim.

A manifestação expõe a falta de atenção e o descaso do Governo Federal com a situação, que se arrasta desde 05 de maio de 2005. Com muitos imbróglios e reuniões fracassadas entre autoridades do Governo Federal, Governo da Bahia e diversas autoridades, o grave problema continua.

A ponte sobre o Rio Jequitinhonha (BR-101, Itapebi/BA) foi reaberta em 22 de dezembro de 2025 para todos os veículos, incluindo pesados (até 33 toneladas), após interdição desde maio devido a riscos estruturais. O sistema "siga e pare" foi substituído pela liberação plena.  Dois dias depois, a ponte voltou a ser interditada, criando novamente um verdadeiro caos neste período de fim de ano.

O governo patina e não consegue encontrar uma solução, empurrando a trafegabilidade para um desvio de difícil acesso, com várias ocorrências e prejuízos incalculáveis para toda a sociedade.

A manifestação que eclodem nesta segunda-feira é consequência da falta de postura das autoridades e do engodo dos governos com o grave problema.

Os caminhoneiros estão dispostos a continuar com o fechamento da rodovia por tempo indeterminado.

Veja + Notícias/Geral
OBRAS / EUNÁPOLIS

Prefeito Robério comemora a chegada da usina asfáltica! Eunápolis terá pavimentação asfáltica nos quatro cantos
A Prefeitura de Eunápolis adquiriu com recursos próprios, moderna usina asfáltica da marca Margui para aumentar a autonomia, reduzir custos de manutenção viária e acelerar obras de pavimentação com asfalto próprio. O modelo de última geração que tem capacidade entre 10-20 e 20-40 ton/h, atenderá nas operações tapa-buracos e pavimentação nas vias públicas da cidade e distritos.