
Importante conexão no sul da Bahia, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661,72 da BR-101/BA, em Itapebi, está recebendo os últimos serviços para ser liberada ao tráfego até o dia 22 deste mês, devido às chuvas na localidade. Há sete meses, a estrutura passa por monitoramento contínuo e ações de reabilitação, em atendimento ao compromisso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de garantir rodovias em condições adequadas e seguras de trafegabilidade.
Atualmente, a ponte opera em sistema de Pare e Siga e está liberada apenas para veículos com peso de até 5 toneladas. Por enquanto, os demais condutores devem utilizar o desvio da Veracel até que ocorra a liberação para outros tipos de veículos, medida necessária para assegurar a integridade dos trabalhadores e dos usuários da rodovia.
Ponte existente – O trabalho de reforço na estrutura atual, realizado com a instalação de chapas de aço na face inferior da laje do tabuleiro, tem como objetivo permitir a liberação do tráfego de ônibus e de caminhões de médio porte (com dois eixos e de até 10 toneladas). Para caminhões mais robustos como carretas e truck (com três ou mais eixos e acima de 10 toneladas) a autorização para utilizar a ponte dependerá dos ensaios técnicos e da análise dos dados coletados pelo monitoramento em andamento.
Cronograma de liberação - Conforme o cronograma dos trabalhos, as equipes devem concluir até a próxima terça-feira (16) o reforço na estrutura e na quinta-feira (18) finalizar o laudo das análises técnicas de monitoramento da capacidade de carga. No dia 20 de dezembro será executada a sinalização com o novo peso autorizado e até o dia 22 de dezembro será feita a abertura ao tráfego.
Ponte nova – Paralelamente às ações emergenciais na estrutura existente, o DNIT avança na construção de uma nova ponte, que está sendo erguida ao lado da atual. O empreendimento terá aproximadamente 510 metros de extensão e faixas duplicadas. As obras de fundação, com execução dos blocos de concreto, já estão em andamento. A conclusão está prevista para 2026. Ao todo, o Governo Federal investe R$ 104 milhões na reabilitação da ponte atual e na construção da nova travessia. Outros R$ 22 milhões estão sendo aplicados na operação, conservação e manutenção do desvio da Veracel.
BR-101 – A BR-101 é uma das mais importantes rodovias brasileiras, fundamental para o transporte de mercadorias e passageiros. Com início em Touros (RN) e término em São José do Norte (RS), integra, ao lado da BR-116, um dos principais eixos rodoviários do país, desempenhando papel essencial no escoamento da produção e no turismo interno. Na Bahia, a rodovia possui relevância adicional por garantir acesso a praias, cidades litorâneas e diversos pontos turísticos ao longo de seu trajeto.