Bahia, 20 de Novembro de 2025
Por: Setur-BA
20/11/2025 - 08:00:37

Com os olhares do mundo para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em Belém (PA), o turismo sustentável desenvolvido na Bahia teve destaque entre as plenárias. Participantes do evento conheceram o trabalho do Instituto Pataxó de Etnoturismo, na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, no extremo sul baiano. O território indígena ocupa uma área de 827 hectares de Mata Atlântica, na Costa do Descobrimento, onde turistas podem vivenciar a experiência imersiva na cultura Pataxó, com atividades que promovem o respeito às tradições da etnia e estimulam a preservação ambiental, em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).
 
A apresentação foi feita por Juari Pataxó, diretor do Instituto e integrante da comitiva de lideranças indígenas baianas que está na COP30, defendendo os direitos dos povos originários, em sintonia com a proteção do meio ambiente. “Mostramos como o projeto de etnoturismo e etnovivência sustentável da Reserva da Jaqueira registrou muitos avanços, nos últimos anos, sendo um dos mais bem sucedidos da Bahia e do Brasil, com impactos ambientais positivos. A parceria com a Setur-BA é fundamental nesse processo, que segue para novas conquistas”, explicou.
 
Para impulsionar o turismo comunitário indígena na Costa do Descobrimento, a Setur-BA realiza ações de estruturação e divulgação nacional e internacional do segmento, com a capacitação de mão de obra para qualificar o atendimento aos visitantes. Elas integram a estratégia da pasta, de diversificar a oferta turística na Bahia, disponibilizando novos produtos e experiências.
 
“No mês de outubro, estivemos em Porto Seguro, durante uma semana, para ações do projeto Avança Turismo Bahia. Fizemos levantamento da oferta e o controle da qualidade hoteleira e visitas técnicas a pontos turísticos, incluindo a Reserva da Jaqueira, além do seminário que reuniu oito municípios da região, com foco em desenvolvimento sustentável e capacitação profissional”, relatou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.

Veja + Notícias/Geral
ENTREGA DE ALIMENTOS

Prefeitura de Eunápolis inicia entregas de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou nesta segunda-feira (17) as entregas dos alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesta etapa, serão distribuídos cerca de 1.800 quilos de produtos cultivados por agricultores familiares do município. Os itens estão sendo destinados a entidades assistenciais, como o Movimento Família Cristã, APAE e SOS Vida, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A distribuição começou na tarde desta segunda-feira (17). Ao todo, cerca de 200 agricultores familiares participam do programa, sendo diretamente beneficiados com a comercialização de sua produção.