
O sistema de alta pressão, o ar polar, não possui grande amplitude ao ponto de conseguir avançar pelo Brasil, isso faz com que o potencial de frio seja menor, mas, mesmo assim, será bastante impactante e incomum para esta época do ano em toda a Região Sul, para o estado do Mato Grosso do Sul e para parte do Sudeste.
O modelo ECMWF traz na sua previsão de extremos de temperaturas máximas, uma condição incomum e muito incomum para esta semana está sendo prevista para partes da Região Sul e do Sudeste, principalmente para a faixa leste que vai desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o sul do Rio de Janeiro. Assim, as capitais Florianópolis, Curitiba e São Paulo estão sob esta condição atípica.
Vale destacar que valores de EFI entre 0,5 e 0,8 (independentemente do sinal) podem ser geralmente considerados como indicativos de um padrão climático "incomum" provável; valores de EFI acima de 0,8 (independentemente do sinal) geralmente indicam o risco de um padrão "muito incomum" ou extremo.
O frio não será tão intenso, com exceção para o leste de São Paulo, uma vez que as mínimas estão dentro de um limiar mais aceitável. No entanto, pelo fato de as temperaturas não conseguirem subir muito, tanto pela presença do ar frio quanto pela ocorrência das chuvas, a sensação de frio será persistente ao longo dos dias.
Segunda-feira: frio no Sul e calor no Sudeste e Centro-Oeste
Na segunda-feira (27), a massa de ar frio começa a atuar no Rio Grande do Sul e contribui para o frio já pela manhã, com temperaturas variando de 11 a 20°C, sendo mais baixas nas áreas do sul do estado. O ar frio vai provocar mínimas invertidas, que ocorrem no fim da noite, na metade norte do território gaúcho, com temperaturas entre 12 e 18°C, sendo em torno dos 15°C na região de Porto Alegre. As temperaturas máximas no estado não passam dos 23 e 24°C.
Em Santa Catarina e no Paraná, o ar frio passa a influenciar somente a partir da noite. No entanto, as temperaturas ao longo do dia não conseguem passar dos 22°C na maioria das localidades. As máximas nesses estados ocorrem no oeste catarinense, no oeste e norte paranaenses, atingindo os 24 e 25°C.
No Sudeste e no Centro-Oeste, apesar da previsão sobre o Mato Grosso do Sul e localidades do centro-sul e oeste de São Paulo, as temperaturas máximas variam em torno dos 30°C. No norte paulista, na região do Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais, as temperaturas podem atingir os 33 e 34°C. Nas capitais, 27°C de máxima para São Paulo, de 28 a 32°C no Rio de Janeiro, de 31°C em Belo Horizonte e de 29°C em Vitória.
Terça-feira: temperaturas diminuem no centro-sul
Enquanto que a massa de ar polar contribui para frio intenso e neve na Argentina, no Brasil, o sistema continua influenciando apenas a Região Sul. No entanto, a presença da frente fria sobre o estado de São Paulo, contribui para o tempo mais fechado e para chuvas no Mato Grosso do Sul, no território paulista e no Rio de Janeiro, o que favorece a diminuição das temperaturas máximas em boa parte das localidades.
Assim, as temperaturas mínimas, que ocorrem no início da manhã, no Rio Grande do Sul variam de 10 a 16°C, sendo mais baixas na porção sul do estado e mais elevadas na faixa leste. Em Santa Catarina, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C somente nas regiões mais elevadas da Serra, nas demais áreas as temperaturas variam de 12 a 19°C, sendo mais elevadas no norte e leste do estado. No Paraná, as temperaturas variam de 15 a 20°C, sendo mais baixas no sul e leste. No Sudeste e no Mato Grosso do Sul, as temperaturas mínimas variam de 18 aos 23°C.
Em relação às máximas, no Sul predominam as temperaturas abaixo dos 20°C, atingindo os 25 e 26°C no norte e noroeste do Paraná. O destaque fica para o leste de São Paulo e para o Rio de Janeiro, onde as temperaturas variam de 20 a 23°C no período da tarde. O calor ainda ocorre no interior, com arrefecimento da sensação de calor pelas chuvas intensas no período da tarde no Mato Grosso do Sul, no interior paulista e sul de Minas Gerais.
Restante da semana: ar frio avança e baixas as temperaturas no Sudeste
A partir da quarta-feira (29), a massa de ar polar avança devido ao também avanço da frente fria pelo Sudeste. O ar frio perde intensidade e atua mais no oceano, mas os ventos de gélidos conseguem baixar bem as temperaturas no leste do Sudeste e até mesmo no interior, até o estado do Mato Grosso do Sul.
A semana vai terminar com temperaturas mínimas de 8 a 14°C na Região Sul e máximas de até 22°C na maioria das localidades, atingindo os 26°C no oeste até o norte do Paraná. No Sudeste, o destaque da sexta-feira (31) fica para o leste de São Paulo, onde as mínimas atingem os 14°C e as máximas não passam dos 16°C na região da capital paulista. No sábado (1), com o tempo mais firme as máximas sobem, mas as temperaturas mínimas caem para 13°C.
A sensação de frio é generalizada na Região Sul e no centro-leste do Sudeste no fim da semana. No Mato Grosso do Sul e no oeste paulista, as temperaturas ficam amenas, com máximas abaixo dos 30°C, mas que atuam abaixo da média para está época do ano.
.jpg)