Bahia, 22 de Outubro de 2025
Por: agazetabahia
22/10/2025 - 13:14:03
O Governo da Bahia criou no dia 19 de março de 2025, um grupo de trabalho com o objetivo de tratar das invasões de fazendas no extremo sul do estado, promovidas por supostos índios e indícios de facções criminosas. A reunião aconteceu na cidade de Teixeira de Freitas, com a participação dos representantes do Governo do Estado, dos integrantes da Federação da Agricultura da Bahia (FAEB) e dos indígenas. Ficou acertado que a primeira reunião de trabalho seria no dia 24, em Salvador, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Passados sete meses da reunião em Teixeira de Freitas, com a participação do secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner,  e o compromisso assumido pelo governador Jerônimo Rodrigues determinando a construção do Grupo com a finalidade de estabelecer diálogos, gerar segurança na região, e fazer interlocuções com o supostos indígenas invasores, a situação ficou ainda mais grave e violenta.
Nos últimos meses, invasões criminosas continuariam mais constantes, trazendo consequências graves e danosas aos proprietários e suas famílias. Um verdadeiro clima de terror durante as madrugadas. Supostos indígenas armados até com fuzis espancam os produtores, até os idosos, sem piedade. O silêncio do Governo predomina. A Secretaria de Segurança Pública e a Força de Segurança não dão garantias às famílias dos produtores, que são expulsas de suas casas covardemente. O efetivo militar prometido pelo secretário Werner não passou de uma retórica enganosa.
A situação se agrava a cada dia. As invasões e ameaças não param. Nesta terça-feira, 21, invasores armados até os dentes, liderados por um sujeito de nome Tiúba, invadiram a fazenda produtiva Bom Jesus do Motorzinho, que tem como proprietário Orcelino Spagnol. Os supostos indígenas dispararam tiros, tocaram o terror, e as autoridades se calam. O secretário da Segurança Pública fecha os olhos. Os invasores continuam ameaçando as famílias. Prometeram nesta semana, invadir outra fazenda produtiva. 
O clima é tenso na região. Mas o Governador Jerônimo Rodrigues parece não tomar providências diante de tais violências. Evidenciando assim, que o Estado não se importa com a pacificação do extremo sul da Bahia.
 
 
 
Violência extrema contra produtores.
 
Nem a Polícia os invasores respeitam.
PUBLICIDADE
Últimas Notícias
VEJA MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE
Veja + Notícias/Geral
INTOXICAÇÃO POR METANOL

Cerveja famosa no Brasil está sendo alvo de falsificação por criminosos
O problema preocupa os consumidores e estabelecimentos comerciais, já que essas fraudes ocorrem principalmente em bares e pontos de venda onde a distinção entre o original e o produto falso é difícil. Esse cenário representa não apenas um engano ao comprador, mas também um risco real à saúde pública.