Bahia, 08 de Julho de 2025
Por: A Gazeta Bahia
08/07/2025 - 07:25:11

Vários indígenas que protestaram e bloquearam a BR-101, no Trevo do Monte Pascoal, no município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, nesta segunda-feira (7), usaram de violência extrema contra uma mulher de nome Elaine Tschaen, motorista de um caminhão, que tentou passar pelo bloqueio, pelo acostamento.

O grupo, usando lanças, tacapes e outros objetos, destruiu e posteriormente incendiou o veículo de carga, de placa OCW4J29.

O grupo, antes, retirou a mulher a colocou na roda e deu início às ameaças psicológicas e torturas que duraram cerca de uma hora e meia, até a chegada da polícia.

A motorista declarou na delegacia que se encontra viva por milagres, que teve iPhone destruído, suas roupas e documentos incendiados, e retorna para casa em Domingos Martins, no Espírito Santo, sem seu caminhão, e totalmente abalada emocionalmente. Um caso sem precedentes na história desta região.

O objetivo da ação violenta é reivindicar a soltura de Welington Ribeiro de Oliveira, o cacique Suruí Pataxó, preso em uma ação da Força Nacional de Segurança, na semana passada.

Ele e outros dois indivíduos indígenas foram presos na última quarta (2), pela Polícia Federal (PF), após agentes flagrarem o grupo com três pistolas, centenas de cartuchos e outros objetos, nas imediações da Aldeia Barra Velha, em Porto Seguro.

Durante o protesto e violência praticada contra a mulher, nesta segunda-feira, a Força de Segurança Pública não apareceu no local, a mesma Força que na sexta-feira foi humilhada por um grupo de índios, quando conduzia cinco indivíduos indígenas, detidos com pistolas, um revólver calibre 38 e vários cartuchos.

A Força de Segurança foi bloqueada por um grupo que utilizava 20 veículos e exigiu a soltura dos detidos.

O caso da tortura praticada contra a motorista, que além de sofrer por horas nas mãos dos indígenas, teve o seu caminhão destruído e incendiado, deve chamar a atenção das autoridades federais. A violência exposta através de vídeos é chocante!

Veja o vídeo:

Veja + Notícias/Geral