Bahia, 03 de Maio de 2025
Por: A Gazeta Bahia informações A Tarde
02/05/2025 - 06:50:28

Mais uma notícia envolvendo magistrados que atuam em Comarcas da Costa do Descobrimento, foi publicada pelo A Tarde, nesta quinta-feira, 01 de abril.  O destaque foi o juiz afastado de Porto Seguro, Fernando Porapat e o titular do Cartório de Registro de Imóveis, também afastado, Vivaldo Rego.

A matéria abaixo, traz  um destaque do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  arquivando o pedido de providências apresentado pelas Associações dos Pequenos Produtores Rurais do Alto Paraíso e Baiana de Empreendedorismo Cultural contra o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que denunciava supostas fraudes imobiliárias envolvendo a apropriação indevida de terras públicas no município de Porto Seguro, na Bahia. As entidades pleiteavam o bloqueio e cancelamento de matrículas de imóveis que, segundo elas, teriam sido irregularmente registradas a partir de grilagem e sobreposição de áreas públicas.

As associações apontaram irregularidades nas matrículas 11.976, 12.735 e 13.512, que derivariam da matrícula 4.172. Segundo a petição, houve desconexão geográfica entre os registros e ausência de cadeia dominial legítima, fatos que justificariam o cancelamento administrativo dos registros. Pediram ainda informações sobre o trâmite das ações e providências tomadas pela Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia e pelo cartório de Registro de Imóveis de Porto Seguro.

Segundo a publicação, o CNJ entendeu que a matéria é inadequada para análise administrativa, uma vez que já está judicializada. A decisão destacou que a Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia vem atuando de forma efetiva diante das irregularidades constatadas. Entre as medidas tomadas estão a realização de correição extraordinária no cartório de Porto Seguro, o afastamento do delegatário Vivaldo Affonso do Rego, acusado de irregularidades como desmembramentos ilegais de áreas, manipulação de registros e cobranças indevidas, e a nomeação de interventor para saneamento do acervo registral.

O CNJ também ressaltou que as alegações sobre o envolvimento do juiz Fernando Machado Paropat Souza e do ex-delegatário Vivaldo Affonso do Rego em crimes de corrupção, fraude processual e grilagem estão sendo apuradas em processos administrativos e judiciais no âmbito estadual. De acordo com a decisão, não há omissão da corregedoria estadual  que justifique intervenção extraordinária do CNJ.
Dessa forma, o pedido das associações foi arquivado.

Veja + Notícias/Geral
ACIDENTE / ISAN BOTELHO

Prefeito de Itapebi envolvido em acidente na cidade de Itabuna, é acusado largar as vítimas sem assistência
O prefeito de Itapebi, Isan Botelho, que esteve envolvido em um acidente no bairro Califórnia, na cidade de Itabuna, no dia 18 de abril, chocando-se com uma moto, está sendo acusado por uma das vítimas, uma mulher, de negligência e ter abandonado ela e seu companheiro no local.
EUNÁPOLIS

Vereador de Eunápolis, Rogério Astória tem comportamento inútil na tribuna, ao planejar exibição de máscara
Demonstrando desconhecimento do Regimento Interno da Casa, Astória insistiu em discursar em uma sessão com fins específicos, que tratava de deliberações em regime de urgência urgentíssima sobre quatro projetos de lei enviados pelo Poder Executivo, entre eles: o novo Refis e o reajuste para o magistério.