Bahia, 31 de Março de 2025
DEMARCAÇÃO DE TERRA

MPF cobra do Governo Federal respostas sobre demarcação de área de 100 mil hectares na Costa do Descobrimento
O Ministério Público Federal (MPF) segue cobrando respostas do governo federal sobre a regularização fundiária das Terras Indígenas (TIs) Barra Velha do Monte Pascoal, Tupinambá de Olivença e Tupinambá de Belmonte, todas localizadas na Bahia.
Por: Ascom/ MPF
27/03/2025 - 05:56:21

O Ministério Público Federal (MPF) segue cobrando respostas do governo federal sobre a regularização fundiária das Terras Indígenas (TIs) Barra Velha do Monte Pascoal, Tupinambá de Olivença e Tupinambá de Belmonte, todas localizadas na Bahia. Em desdobramento da audiência pública realizada em 11 de março, na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, foi encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) um ofício solicitando esclarecimentos formais sobre eventuais obstáculos técnicos ou jurídicos que impediriam a assinatura das portarias declaratórias.

O documento, enviado pelo MPF no dia 18 de março, estabeleceu um prazo de cinco dias úteis para que o governo federal respondesse. "É necessária uma explicação fundamentada sobre por que essas portarias ainda não foram assinadas. No entendimento do MPF, das entidades parceiras e dos povos indígenas, não há qualquer impedimento para que isso ocorra", destacou o procurador da República Ramiro Rockenbach.

Encaminhamentos após a audiência – Além do ofício encaminhado ao MJSP, o MPF já iniciou reuniões com entidades e representantes dos povos indígenas para definir novas estratégias em defesa dos direitos dos territórios. Segundo os procuradores, existe uma escalada de conflitos fundiários e violência contra os povos Pataxó e Tupinambá.

Soma-se a isso o fato de que, desde 2008, os processos de demarcação estão paralisados, mesmo com relatórios técnicos concluídos e a inconstitucionalidade do "marco temporal" reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Essa demora na conclusão dos processos de demarcação tem gerado mais insegurança e intensificado os conflitos na região.

"As comunidades indígenas aguardam há mais de uma década pela oficialização da posse de suas terras. Enquanto isso, enfrentam um cenário de violência constante, marcado por invasões e ameaças. A regularização dessas áreas não pode mais ser adiada", finaliza Rockenbach.

Veja + Notícias/Geral
EUNÁPOLIS

Prefeitura de Eunápolis inicia pagamento antecipado dos servidores, contribuindo para o crescimento econômico da cidade
Essa iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em cumprir suas obrigações, assegurando que os servidores tenham a tranquilidade de contar com o recebimento dos salários dentro do mês trabalhado, explicou o prefeito Robério. Ele complementou: “A ação, além de valorizar o serviço público, também colabora para a estabilidade econômica e social de Eunápolis. Pagar o salário antecipado sempre foi uma marca registrada de minhas gestões”.