Bahia, 15 de Setembro de 2025
Por: atarde.com.br
11/03/2025 - 05:24:53

A segurança das operações aéreas no Aeroporto de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, será reforçada com a realização de tratamento para melhoria da drenagem na superfície do pavimento na pista de pouso e decolagem. Com investimento de R$ 1,6 milhão, os serviços de “grooving” na área de movimentação de aeronaves do equipamento aeroportuário facilitarão o escoamento da água, principalmente durante o período chuvoso na região. O processo licitatório da obra a ser feita através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) está em andamento e com a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas prevista para a próxima segunda-feira, 17.

Entre os aeroportos regionais baianos, o de Porto Seguro foi o de maior movimentação total de passageiros no último ano com 2,2 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando, segundo levantamento da Diretoria de Terminais e Aeroportos (DTE) da Seinfra. Na Bahia, a Costa do Descobrimento é uma das zonas turísticas mais visitadas por unir a parte histórica com as belezas naturais, principalmente as praias. Recentemente, outras ações de requalificação já haviam sido realizadas no equipamento aeroviário pela Secretaria de Infraestrutura do Estado. A obra de pavimentação da pista de pouso e decolagem junto com a regularização das faixas laterais foi concluída no último mês de julho.

A fim de contribuir na manutenção ou na retomada da operação com aviação geral de 32 aeródromos baianos, como Cocos, Ruy Barbosa e Carinhanha, mais um processo licitatório também está em andamento. É para a elaboração de Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA), incluindo levantamento topográfico, possibilitando a regularização dos equipamentos aeroviários conforme as exigências dos órgãos reguladores, que são o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na licitação, os envelopes com as propostas serão abertos nesta sexta-feira, 14.

Veja + Notícias/Geral
INVASÃO DE TERRA

Agronex denuncia suposto apoio da Força Nacional aos invasores indígenas
A Agronex (Associação do Agronegócio do Extremo Sul da Bahia) faz graves denúncias alertando às autoridades sobre fortes indícios de conluios entre membros da Força Nacional que atuam no Extremo Sul da Bahia e invasores indígenas nesta região. A Associação aponta, através do teor do texto abaixo, a omissão do Comandante, coronel Alessandro Frankie Borges Ribeiro, com relação aos crimes de invasões às propriedades, sob o olhar omisso dessa Força de Segurança.