E decisão do Denit no dia 29 de janeiro, de obstruir o tráfego de veículos pesados sobre a ponte do Rio Jequitinhonha, à altura do KM 661,72, da BR 101, no município de Itapebi, extremo sul da Bahia, pegou os motoristas de surpresa. A necessidade de interditar a ponte, veio depois de avaliação técnica sobre o estado crítico em que se encontra o equipamento.
A ação foi tomada após serem detectadas novas alterações nos monitoramentos na estrutura, que verificaram o surgimento de anomalias mais severas no dispositivo.
Por conta da interdição, o fluxo de carretas pesadas foi proibido, apenas veículos leves e ônibus estão liberados.
Essas notícias já são de conhecimento da população.
Conforme novas informações do chefe do Denit, nesta região, Aldo Apolônio, as intervenções na ponte começarão no mês de março e deve durar até o fim do ano, devido à complexidade das obras.
Ainda não temos informações sobre o valor das intervenções e nem sobre o nome empresa.
O principal problema e que vai impactar em cheio a região Costa do Descobrimento, será a interdição total desse importante equipamento durante determinados períodos das obras.
Essas obstruções, deixarão a região totalmente isolada, obrigando os motoristas a utilizaram o único desvio via Veracel Celulose, assim mesmo disponível a veículos pequenos e caminhões de até 29 toneladas. Um percusso de 72 quilômetros, sendo mais de cinquenta de estrada de chão.
O Derba deverá fazer algumas intervenções nos trechos mais críticos, colocando frisados de asfalto nas ladeiras e outros pontos da estrada.
Durante o período das obras, ficará a cargo do Denit as informações sobre a trafegabilidade sobre a ponte. É justamente este, o maior problema. Motoristas e população precisão dessas informações diárias. Os gargalos vão acontecer. As autoridades devem tomar decisões urgentes sobre esta questão.