Bahia, 05 de Fevereiro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
03/02/2025 - 18:10:29

O assunto é da maior gravidade. Isso é indiscutível. A situação da trafegabilidade de caminhões pesados na rodovia 101, que corta a Costa do Descobrimento e todo extremo sul, é uma questão que merece ser pautada e discutida com as autoridades federais, em especial com o Denit e a PRF.

Esse assunto será levado pela deputada estadual Cláudia Oliveira ao Denit, na capital do estado, nesta terça-feira, 04.
A deputada tem recebido informações sobre a precariedade predominante no único desvio oferecido pelas autoridades federais, via Veracel Celulose e a BA 982, até o trevo de Santa Maria Eterna, na 101, sentido Salvador. 

Neste domingo, 02, os caminhoneiros foram surpreendidos com a presença da Polícia Militar fazendo barreiras e impedindo o acesso desses veículos. A Veracel informou que não interfere nas regras, ou faz qualquer organização do trânsito. Isso é competência das autoridades do Estado.

A reportagem do agazetabahia esteve no local, conversou com alguns caminhoneiros, bastante revoltados com a falta de informações e agentes orientadores lá no trevo para Belmonte, na BR 101.
Muitos tiveram que retornar 22 quilômetros, e seguir viagens via estrada de Salto da Divisa. Uma viagem que dura cerca de quatro horas, até a rodovia BR 116.

Com o fechamento da Ponte do Rio Jequitinhonha, a região Costa do Descobrimento permanecerá praticamente isolada sem comunhões e carretas. A situação deverá se prolongar, a depender da gravidade na estrutura da ponte.
O Governo Federal não planejou bem a questão do tráfego de caminhões pesados, com a obstrução da ponte.

Caminhoneiros estão indignados com a situação, e cobram das autoridades.

Veja + Notícias/Geral
TURISMO / PORTO

Turismo de Porto Seguro registra crescimento de 17% em relação a 2024
Porto Seguro, um dos destinos turísticos mais populares do Brasil, alcançou um crescimento notável de 17% no número de visitantes em janeiro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A cidade recebeu 327.235 turistas em janeiro de 2025, superando os 279.815 visitantes registrados em janeiro de 2024. Esse aumento é impulsionado principalmente pela ampliação da conectividade aérea, com o Aeroporto Internacional de Porto Seguro aumentando sua oferta de voos. Em 2025, o aeroporto contabilizou 1.004 voos domésticos e 35 internacionais, em comparação a 830 voos domésticos e 8 internacionais no ano anterior. O Aeroporto Terra Vista, em Trancoso, também contribuiu para esse crescimento, registrando 915 operações de pouso e decolagem, um aumento de 18,5%.