Bahia, 30 de Janeiro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
29/01/2025 - 17:42:22

Embora a restrição de veículos pesados sobre a ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi, extremo sul da Bahia, tenha começado no dia 19 de janeiro, somente nesta quarta-feira, 29, a PRF iniciou a fiscalização contínua desses veículos de grande porte.

A fiscalização ininterrupta da PRF sobre a restrição do tráfego de carretas e caminhões na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, por determinação do DNIT, na BR 101, vai criar um grande impacto na economia desta região Costa do Descobrimento. Esse problema não estava no radar do Governo Federal e nem tampouco das empresas, postos de combustíveis, churrascarias, borracharias e diversos serviços. Postos de Combustíveis estão esvaziados./p> Governo Federal impõe desvio perigoso através da BA-982

Outro grande problema que os caminhoneiros que se destinam a Salvador e sentido Espírito Santo vão enfrentar é trafegar cerca de 53 quilômetros de chão na rodovia BA-982, cujo acesso tem início 3 quilômetros depois da Veracel Celulose, sentido Itapebi, até a BR-101, sentido norte, no trevo para o distrito de Santa Maria Eterna. E vice versa.

O percurso entre a BR-101, no trevo para a Veracel Celulose, oito quilômetros antes de Itagimirim, até o trevo de Santa Maria Eterna, tem cerca de 75 quilômetros. Apenas 22 quilômetros são asfaltados.

O acesso à noite não é recomendável, pois é perigoso e deserto. Em decorrência das chuvas, dificilmente caminhões pesados terão condições de trafegar. À noite, é impossível.

A reportagem do A Gazeta Bahia esteve percorrendo parte desse desvio, nesta quarta-feira, 29, de muitas chuvas, e observou in loco, grandes possibilidades de gargalos, atoleiros e perigos iminentes durante o dia e à noite. Logo depois da ponte construída pela Veracel, na estrada existem ladeiras íngremes, e grandes desfiladeiros às suas margens.

A estrada de chão, sob a manutenção da Veracel Celulose, não vai suportar o tráfego de carretas pesadas, principalmente em período chuvoso.

O Governo Federal age de forma errada. Não preparou o desvio para milhares de caminhões. Não existem pontos de orientações para o caminhoneiros.

O Volume Diário Médio (VDM) registra cerca de 10 mil veículos passando pela ponte do Jequitinhonha.

Após essa restrição, não temos dados sobre a quantidade de caminhões que passarão pelo desvio, e que deixarão de trafegar nesta região.

O impacto é muito negativo para a economia, além de causar sérios transtornos para toda a logística.

O Governo Federal erra, e se descuida mais uma vez.

Fotos: A Gazeta Bahia

Trevo que liga o distrito de Barrolândia ao município de Itapebi.

Estrada que dá acesso a nova ponte, que liga a BR 101

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