Bahia, 22 de Janeiro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
21/01/2025 - 07:22:35

Isolada há décadas pelas autoridades das esferas estadual e federal, os prefeitos da região Costa do Descobrimento devem unir forças para ao menos serem ouvidos, fora do pacote, como fez recentemente o governador Jerônimo Rodrigues.

Há muito tempo que o extremo sul da Bahia foi contemplado com obras transformadoras e de grandes estruturas.
Esses anúncios de que a duplicação da rodovia BR 101 está no PAC, e vai acontecer, é conversa fiada. É balela antiga!

A infraestrutura federal como a Ponte do Jequitinhonha está apodrecendo. A BR 101 construída há 50 anos, está frágil e até superada. Hoje, tornou-se uma via perigosa para trafegar. As ocorrências de mortes são as maiores do Brasil nessa estrada.
A CEPLAC, antigo centro de pesquisa para o agronegócio, está acabada.  Seu escritório, em Eunápolis, está praticamente fechado.

As sedes do INSS, Correios, Caixa Econômica Federal, funcionam em cubículos antigos.
A sede do Denit em Eunápolis, semi abandonada, não tem serventia alguma.
Os aportes do Governo Federal para esta região são inexistentes.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa,  que conhece bem o extremo sul, deveria se empenhar mais, mas parece não ter forças.

O Governo do Estado tornou-se,  ao longo do tempo, inimigo da região Costa do Descobrimento. Suas ações são frágeis e sem consistências. Suas assinaturas para seus anunciados pacotes de obras, dissolvem-se como papel na água.
Suas duas ambulâncias e duas viaturas oferecidas nos pacotes, não ajudam no desenvolvimento e crescimento sócio econômico da Costa do Descobrimento.

E tem sido assim, anos a fio!  Uma pobreza sem precedentes assola os grotões desassistidos de Eunápolis, Porto Seguro e demais municípios. 
Na verdade, falta coesão na política regional. Falta representatividade. Os senadores e deputados estão acovardados, não mostram forças e nem interesses com nossa gente!

Veja + Notícias/Geral