Passados exatos dois anos, no dia 21 de novembro de 2022, a Prefeitura de Eunápolis publicou no Diário Oficial do Município, a abertura do processo licitatório para contratação de uma nova empresa para operar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sob o argumento que há mais de 30 anos, o serviço é executado pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), sendo alvo frequente de reclamações por parte dos usuários devido à má qualidade dos serviços prestados. Inclusive, alegou que o contrato de concessão da companhia estava vencido desde 2016, funcionando precariamente conforme o marco regulatório nacional.
Para surpresa da população, faltando 40 dias para o término do seu mandato, a prefeita Cordélia Torres assinou, nesta terça-feira, 19, o Edital de Homologação da Licitação Concorrência Pública em favor do Consórcio Eunápolis Saneamento, composto pelas empresas Hydrosistem Engenheiro Ltda.,e a Sanea Ambiental Ltda, vencedor do certame.
Conforme o documento assinado pela gestora, o contrato de concessão deve ser assinado imediatamente.
O valor da obra, não temos no momento, mas será informado no decorrer do dia.
O fato causou indignação perante a sociedade, uma vez que, prepostos do Governo Municipal têm declarado que os cofres públicos não têm recursos para pagar as despesas, e o décimo terceiro dos servidores públicos.
O secretário da Casa Civil Paulo Dapé enviou mensagem para a editoria do agazetabahia explicando que o futuro contrato para o saneamento básico de Eunápolis, não envolverá um centavo dos cofres públicos do município.