Bahia, 21 de Fevereiro de 2024
Por: Ascom/ Veracel Celulose
10/02/2024 - 09:01:13

Com a proximidade do Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensifica suas ações voltadas à segurança no trânsito em todo o estado da Bahia, destino de muitos turistas durante o feriado. A Veracel Celulose, que tem diversas iniciativas voltadas para o cuidado com seus motoristas e com a segurança nas estradas do Sul da Bahia, junta-se à PRF em Eunápolis, sua região de operação, para conscientizar a comunidade sobre a importância da direção segura, especialmente durante o período festivo.

Segundo dados da PRF, a Operação Carnaval 2024 nas rodovias da Bahia prevê um aumento de 10 a 15% no fluxo de veículos, em relação aos dias normais. Joede Junior Novais Marinho, chefe da Delegacia da PRF em Eunápolis, destaca que a região do extremo Sul do estado, onde é utilizada principalmente a BR-101, tem características que requerem ainda mais atenção dos motoristas: “Em nossa região, a BR-101 é de pista simples e com diversos trechos sinuosos, além de ter um fluxo considerável de veículos de carga, o que resulta em um trânsito frequentemente lento. Com isso, há muitos casos de condutores impacientes que, de forma imprudente, realizam ultrapassagens em local proibido, ocasionando acidentes”.

Novais destaca ainda que os motoristas também tendem a exceder os limites de velocidade permitidos para "compensar" a viagem mais lenta. Ambas as práticas têm sido identificadas como causas preponderantes dos acidentes ocorridos nesse trecho.

A Veracel, que opera em 11 municípios no Sul da Bahia e tem sua fábrica em Eunápolis, conta com veículos de transporte de madeira trafegando nas estradas da região e trabalha em parceria com a PRF de Eunápolis para apoiar a segurança nas estradas. Durante o mês de fevereiro, a companhia tem realizado diversas ações para reforçar, tanto para seus colaboradores quanto para o público em geral, as orientações em prol de um trânsito mais seguro.

“Sabemos que, além da locomoção das pessoas da região e do tráfego de cargas intenso, o trânsito fica ainda mais pesado na época de Carnaval aqui na Costa do Descobrimento, por isso, é muito importante para a Veracel reforçar ainda mais as nossas boas práticas internas entre os nossos motoristas e apoiar integralmente todas as iniciativas da PRF para levar informações à comunidade e aos turistas que passam por nossa região neste período”, destaca Alberto Nascimento, coordenador de Logística Florestal da Veracel.

No caso de feriados com alto fluxo de veículos, como o do Carnaval, a Veracel segue a restrição federal de circulação de trânsito para veículos pesados. Neste ano, a limitação de circulação totalizará 24h sem circulação de caminhões pesados da companhia durante os quatro dias de festa. 

A restrição abrange os períodos de: sexta-feira (09/02), das 16h às 22h; sábado (10/02), das 6h às 12h; terça-feira (13/02), das 16h às 22h; e quarta-feira (14/02), das 6h às 12h. A restrição é para todos os veículos de carga em pista simples, cujo peso e dimensões excedam 2,6 m de largura, 4,4m de altura e 57 toneladas de peso total bruto combinado. 

Durante o Carnaval, a PRF estará presente de forma ostensiva em locais estratégicos do Sul baiano, focando em pontos críticos, onde há maior incidência de acidentes e infrações. A fiscalização será intensificada para acompanhar infrações como falta do uso do cinto de segurança, utilização do celular durante a condução, além de ultrapassagens proibidas e embriaguez ao volante. 

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 6º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Veja + Notícias/Geral