Bahia, 21 de Fevereiro de 2024
Por: Ascom/ Prefeitura de Eunápolis
06/02/2024 - 07:02:57

A inauguração do Centro de Parto Normal - Lulu Parteira na última quarta-feira, 31 de janeiro, marcou um avanço significativo na oferta de serviços de saúde materno-infantil em Eunápolis. A unidade já se encontra em pleno funcionamento, oferecendo atendimento 24 horas, com capacidade inicial para atender mais de 50 partos mensais.

Sob a liderança de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros obstetras e outros profissionais de saúde, o centro recebe gestantes encaminhadas pela Atenção Básica a partir da 33ª semana de gestação, por meio de ficha de referência. Ao chegar ao equipamento, as futuras mães participam de uma "consulta perfil", na qual seus exames são analisados, e também são incluídas em um curso de preparação para o parto. O centro atende partos de baixo risco ou risco habitual, sendo uma referência na Bahia e a única na região a oferecer atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Localizado estrategicamente anexo ao Hospital Regional, o Centro de Parto Normal possui cerca de 300 metros quadrados e conta com uma estrutura completa, incluindo recepção, enfermaria e cinco suítes especialmente preparadas para partos humanizados. Uma das suítes dispõe de uma banheira de hidromassagem, proporcionando um ambiente acolhedor e confortável para as parturientes (quem está em trabalho de parto ou que acabou de parir).
 
“A unidade destaca-se como um importante marco na região, oferecendo atendimento de qualidade e integralmente gratuito, consolidando-se como referência em saúde materno-infantil”, salientou a prefeita Cordélia Torres.

Veja + Notícias/Geral