Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: agazetabahia informações CNN Brasil
27/10/2021 - 08:19:43

O Tabelionato de Notas e Protesto de Eunápolis, que tem como Tabeliã Dra. Rita de Cássia Tavares Leite, já disponibiliza da plataforma online para o reconhecimento de firmas, através do programa e-Notoriado, desenvolvido para assinaturas através de videoconferência. Desde  segunda-feira (18), já é possível reconhecer firma por autenticidade pela internet. O procedimento, que antes necessitava da presença em um cartório, agora pode ser feito a distância, por meio de uma videochamada com o tabelião.

A novidade está disponível para a maioria dos cartórios do país, na plataforma e-Notariado, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil. Para utilizar a função, o consumidor precisa ter firma aberta no cartório escolhido e uma assinatura digital emitida pelo mesmo tabelionato.
Conforme explicou a Tabeliã, Rita de Cássia, o cidadão ou cidadã necessita ter o cartão já arquivado e a  assinatura digital para concluir o reconhecimento através de videoconferência. Disse ainda que este método já está disponível no Cartório há muito tempo, sendo realizado com pessoas residentes no exterior, desde que tenham a assinatura digital. Explicou ainda, que o reconhecimento de firmas através da internet tem o mesmo preço do serviço presencial. Os custos podem ser feitos através de Pix ou maquininhas de cartões.

"Hoje, os cartórios estão adaptados de modo, que facilitam os atendimentos através das plataformas online, com isso, agilizando a vida de todo cidadão e cidadã. Em decorrência da pandemia houve a necessidade de se empreender as revoluções tecnológicas nos cartórios. Em nosso Tabelionato, já fazemos escrituras, reconhecimento de firmas e procurações através de videoconferência, com os mesmos valores", ressaltou Dra. Rita de Cássia.

Como é feito o reconhecimento de firma online

 

No processo virtual, as partes assinam o documento original e o enviam ao cartório pelo correio ou entregam presencialmente na unidade. Posteriormente, o tabelião agenda uma videochamada para confirmar a autenticidade da documentação e os envolvidos assinam um termo de validação usando um certificado digital.

Feito isso, o mesmo tabelião atesta a autenticidade das assinaturas, em um sistema de blockchain, e disponibiliza o documento para ser retirado ou enviado pelos correios ao solicitante, conforme a escolha dos consumidores.

Todo esse processo é feito através do aplicativo e-Notariado, disponível na loja de aplicativos do smartphone, onde fica armazenado o certificado digital. No site da plataforma também é possível validar a documentação e verificar se ela foi, de fato realizada.

Veja + Notícias/Geral