Bahia, 29 de Novembro de 2021
Por: Ascom/ Prefeitura de Itabela
26/10/2021 - 08:15:19

Música e um bate-papo descontraído são as ferramentas da Prefeitura de Itabela na Campanha do Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado em relação ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero.

Na manhã de quinta-feira, dia 21, foi à vez dos pacientes da UBS Hildebrando participarem da ação. Com roupas da com rosa, em alusão a campanha, a agente social Elivone de Almeida e a médica Fernanda Fiorot Costa conversaram com os pacientes que estavam na sala de espera da unidade de saúde sobre os cuidados com a saúde e com a autoestima. “Estamos no outubro Rosa e as ações são focadas a prevenção do câncer de mama, mas é importante cuidarmos de nossa saúde de forma integral”, ressaltou a médica.

Comam coisas que vem da terra - Fernanda falou sobre os fatores de risco do câncer de e salientou a importância de uma alimentação sadia e da realização de atividades físicas como formas de prevenção a doenças. “O fumo, a bebida em excesso, a obesidade, o uso de anticoncepcionais por um tempo prolongado e a existência de casos de câncer de mama na família são fatores de risco. E é importante salientarmos que, embora com menor frequência que nas mulheres, o câncer de mama também atinge homens”, destacou ela.

A médica pediu para evitar o consumo de alimentos industrializados. “Comam coisas que vêm da terra e façam aquilo que vocês gostam. Isso também é um autocuidado”, disse Fernanda.
Ao demonstrar como é feito o autoexame mensal das mamas, a agente social Elivone de Almeida, fez questão de salientar também a importância do exame preventivo para garantir a saúde das mulheres. “O preventivo deve ser feito anualmente e o autoexame nas mamas mensalmente, sempre dez dias após a menstruação”, explicou Elivone.

Não é nescessário um câncer - A agente social enfatizou que a descoberta de um caroço na mama não é necessariamente a descoberta de um câncer. “É importante manter a calma procurar imediatamente a avaliação médica. Não escondam porque isso pode prejudicar a saúde de vocês. Lembrem-se, Deus disse ‘façam a sua parte que eu te ajudarei’”, disse Elivone.

A médica complementou a fala salientando que a descoberta precoce da doença é fundamental para o tratamento. “O autoexame deve ser feito por todas as mulheres. Mulheres cada vez mais jovens têm tido câncer”, destacou ela.
Após o bate-papo, foi servido um lanche e o cantor Luiz Fábio Silva descontraiu o ambiente com sua música.

Ações do Outubro Rosa – Segundo a coordenadora de Atenção Básica do município de Itabela, Adrieli de Souza Paula Gomes, as atividades do Outubro Rosa foram realizadas durante todo o mês nas Unidades de Saúde Básica do município e culminarão com a oferta de ultrassonografias da mama, no dia 29, na Policlínica Municipal,.

Adriele ressaltou que, apesar das ações de prevenção ao câncer serem intensificadas durante o mês de outubro, é importante que as mulheres estejam atentas a sua saúde durante todo o ano. “Nas unidades de saúde trabalhamos a atenção primária, buscando prevenir doenças. Façam esse acompanhamento, não deixem de fazer o exame preventivo e o autoexame da mama sempre. Cuidem da sua saúde”, pediu a coordenadora.

Veja + Notícias/Geral