A Prefeitura de Eunápolis fecha o ano com enorme eficiência no aspecto financeiro, e se consagra como uma das poucas administrações em toda a Bahia a cumprir à risca, a proposta do prefeito Neto Guerrieri, de depositar na conta do servidor municipal e de forma antecipada todos os salários, isso, mês a mês.
O prefeito fecha o ano, sempre depositando os salários de cerca de 4.000 servidores antes do dia 30 de cada mês. Uma atitude proeminente, uma vez que, diferente dos demais municípios baianos, paga-se sempre até o dia 05 ou 10 do mês subseqüente. Ou, na maioria dos municípios, isso nem chega a acontecer, devido à desorganização da gestão, à falta de recursos e podendo apontar ainda, a falta de compromisso com o servidor municipal.
Segundo o secretário de Finanças de Eunápolis, Alécio Vian, todas as folhas de pagamento neste ano foram pagas antecipadamente, quebrando uma regra antiga, de empurrar para o outro mês os salários dos trabalhadores municipais. “Neste mês de dezembro não será diferente dos meses anteriores. Inclusive 50% do 13º salário já foi pago antecipadamente, sempre na data de aniversário de cada servidor, e o restante estará sendo depositado até o dia 18 deste mês e a folha de dezembro depositada em banco até o dia 20. É a primeira vez na história do município de Eunápolis que isso acontece”, completou Alécio.
Dentro desse contexto, verifica-se, contudo, que a Prefeitura de Eunápolis, com essa política de sempre fazer o pagamento em dia e antecipadamente, garante ao mercado maior mobilização e uma considerável soma de recursos na ordem de R$ 100 milhões anualmente, além é claro, dos pagamentos dos fornecedores, empreiteiras e outros, o que eleva esse volume em mais R$ 70 milhões.
E, para fechar positivamente o ano de 2013, o prefeito Neto já assinou o decreto municipal que estabelece a todo servidor o direito às férias coletivas, exceto os serviços essenciais como: Saúde, Tributação e Finanças. As férias coletivas começam no próximo dia 20 e terminam no dia 02 de janeiro de 2014.