Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: CNN Brasil
21/04/2022 - 06:54:21

A Rússia disse nesta quarta-feira (20) que realizou um primeiro teste de lançamento de seu míssil balístico intercontinental Sarmat, uma nova e esperada adição ao seu arsenal nuclear que o presidente Vladimir Putin disse que faria os inimigos de Moscou pararem e pensarem.

Putin foi mostrado na televisão sendo informado pelos militares que o míssil havia sido lançado de Plesetsk, no noroeste do país, e atingiu alvos na península de Kamchatka, no extremo leste.

O Sarmat está em desenvolvimento há anos e, portanto, seu lançamento de teste não é uma surpresa para o Ocidente, mas ocorre em um momento de extrema tensão geopolítica sobre a guerra na Ucrânia.

“O novo complexo tem as mais altas características táticas e técnicas e é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis. Não tem análogos no mundo e não terá por muito tempo”, disse Putin.

“Esta arma verdadeiramente única fortalecerá o potencial de combate de nossas forças armadas, garantirá de maneira confiável a segurança da Rússia contra ameaças externas e fornecerá o que pensar para aqueles que, no calor da retórica agressiva frenética, tentam ameaçar nosso país.”

Douglas Barrie, membro sênior do setor aeroespacial militar do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, disse que o lançamento foi um marco importante após anos de atrasos causados ​​por problemas de financiamento e desafios de projeto.

Ele disse que mais testes seriam necessários antes que a Rússia pudesse realmente implantá-lo no lugar dos antigos mísseis SS-18 e SS-19 que estavam “bem além da data de validade.”

Barrie afirmou que a capacidade do Sarmat de transportar dez ou mais ogivas e chamarizes, e a opção da Rússia de dispará-lo sobre qualquer um dos pólos da Terra, representa um desafio para os sistemas de rastreamento e radar terrestres e baseados em satélite – “isso complica onde você precisa olhar”.

Veja + Reportagem Especial