Bahia, 24 de Junho de 2025
Por: A Gazeta Bahia
06/06/2025 - 06:51:55

A editoria do agazetabahia está mais uma vez repostando a matéria publicada no dia 29 de maio, sobre as condições de trafegabilidade na ponte do Jequitinhonha.

Esperamos que nossos internautas e sociedade em geral entendam sobre o importante papel deste veículo na construção de pautas que possam contribuir para esta região. Não foi fácil, quando decidimos divulgar a verdade sobre essa grave questão. Muitas pessoas, chegaram a nos questionar e até duvidar dos nossos posicionamentos. Mas, com coragem e determinação cumprimos e desempenhamos a nossa missão.

Veja abaixo a matéria e tirem suas conclusões:

"Depois de inúmeras informações oriundas do DNIT, do Ministério dos Transportes, de outros órgãos e de parte dos veículos de comunicação, a reportagem do A Gazeta Bahia esteve in loco na ponte na quinta-feira, 29 de maio, sob as intensas chuvas que caíam na região, para verificar de perto a real situação da estrutura.

O que se pôde observar e constatar é que grande parte da base estrutural da ponte permanece intacta, sem rupturas ou danos que possam ocasionar riscos ou desastres iminentes aos usuários da rodovia BR-101.

Tanto as pilastras quanto a superfície por onde trafegam veículos e pedestres — denominada tabuleiro — visivelmente não apresentam danos relevantes.

Apenas pequenas fissuras nas conexões entre as partes foram notadas, típicas do tempo de existência da ponte e da intensa trafegabilidade ao longo dos anos.

Desde a 0h de segunda-feira, 5 de maio, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101, em Itapebi (BA), está totalmente interditada para o tráfego de veículos.

A interdição, anunciada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tem causado prejuízos incalculáveis para o extremo sul da Bahia.

Moradores das proximidades da ponte informaram que não há sinais de realização de obras, inspeções ou ensaios técnicos para a devida avaliação estrutural da ponte.

Em anexo, estão sendo disponibilizadas fotos e vídeos da estrutura, para que a população possa tirar suas próprias conclusões.

Diante desses fatores, é possível que a população esteja sendo enganada e vitimada por aquela que pode ser a maior fake news da história".

Veja + Notícias/Geral
SEGURANÇA JURÍDICA

Ameaça à segurança jurídica: calote público cresce e preocupa empresas que contratam com municípios
Decisões recentes do Poder Judiciário acendem um alerta no setor empresarial e jurídico quanto à crescente insegurança jurídica nas contratações públicas. Empresas que prestam serviços ou fornecem produtos para municípios têm enfrentado não apenas atrasos recorrentes, mas também manobras judiciais utilizadas por gestores para postergar pagamentos de dívidas reconhecidas judicialmente — uma prática que, na avaliação de especialistas, ameaça diretamente o ambiente de negócios.