Bahia, 24 de Junho de 2025
Por: A Gazeta Bahia
02/06/2025 - 06:38:48

O MPF em Eunápolis deve abrir inquérito para investigar danos decorrentes da interdição da ponte do Jequitinhonha, fato que tem provocado prejuízos enormes a toda sociedade e à economia.

O Ministério Público Federal, com sede em Eunápolis e abrangência em toda a região, deve sim abrir um inquérito para investigar eventuais danos à sociedade em geral, decorrentes da interdição da ponte do Rio Jequitinhonha, pelo Dnit.

Desde segunda-feira (5) de maio, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101, em Itapebi (BA), está totalmente interditada para o tráfego de veículos. A interdição, anunciada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ocorre devido à realização de obras de inspeção e ensaios técnicos para avaliação estrutural da ponte, ações essas que não estão acontecendo no equipamento.

Existem contradições por parte do Dnit e do Ministério dos Transportes.

Existem diferentes versões, muitas fakenews, entrevistas inconsistentes por parte de representantes do Governo Federal que não estão sendo verdadeiras.
O tempo passa, e os prejuízos estão aumentando, principalmente para a economia. Vidas estão em risco. Os danos às pessoas são incalculáveis.

O extremo sul da Bahia precisa de uma resposta rápida. Precisa da intervenção do Ministério Público Federal, antes que tal situação venha a se prolongar durante anos, sem uma resposta do Governo Federal.

Veja + Notícias/Geral
SEGURANÇA JURÍDICA

Ameaça à segurança jurídica: calote público cresce e preocupa empresas que contratam com municípios
Decisões recentes do Poder Judiciário acendem um alerta no setor empresarial e jurídico quanto à crescente insegurança jurídica nas contratações públicas. Empresas que prestam serviços ou fornecem produtos para municípios têm enfrentado não apenas atrasos recorrentes, mas também manobras judiciais utilizadas por gestores para postergar pagamentos de dívidas reconhecidas judicialmente — uma prática que, na avaliação de especialistas, ameaça diretamente o ambiente de negócios.