Bahia, 29 de Março de 2024
DOAÇÃO DE SANGUE

Hemoba e hemocentros do Brasil se unem na semana de celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue
Com a campanha ‘Somos Todos do mesmo Sangue’, a Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros estaduais de todo o país se unem durante a última semana do mês com objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.
Por: Ascom - Hemoba
23/11/2020 - 07:28:46

Com a campanha ‘Somos Todos do mesmo Sangue’, a Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros estaduais de todo o país se unem durante a última semana do mês com objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A ação conjunta é inédita e tem como objetivo destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. 

Em Salvador, a abertura da campanha acontece nesta segunda-feira (23), às 8h30, com a apresentação da banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e com expositores da Feira de Economia Solidária, do Centro Público de Economia Solidária (Cesol/Setre).

Durante toda a semana, as 24 unidades de coleta da Hemoba, na capital e no interior do estado, contarão com coletas externas, horários diferenciados, homenagens aos doadores e atrações culturais para mobilizar grupos de doadores, profissionais de saúde, sociedade civil, artistas e influenciadores digitais em cada região.

O cantor Léo Santana é o artista convidado como embaixador da campanha na Bahia.
Segundo o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, a parceria de artistas e influenciadores digitais é muito importante no incentivo à doação voluntária de sangue. “Léo já esteve com a gente em duas campanhas de carnaval e sua presença, assim como de outros artistas, chama a atenção dos seus seguidores e fãs para a atitude cidadã!”, conta. 

Por conta da pandemia, no entanto, o Hemocentro fará um evento menor, com algumas apresentações culturais no turno da manhã para evitar aglomeração no local, seguindo as medidas de segurança contra a Covid-19, que já estão estabelecidas pelo hemocentro desde março deste ano.

 “Por mais que a gente queira celebrar essa semana e já termos a tradição de chamar doadores nesse período, precisamos ter cuidado para manter o espaço seguro para quem quer doar e para os nossos colaboradores”, frisa Araújo. 

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. Com a pandemia, esse número ficou ainda menor. Só na Bahia, a queda nas doações chegou a quase 20% no primeiro semestre deste ano em relação a 2019, o que gerou forte impacto no abastecimento de sangue no estado.   

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de hemocomponentes como as plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em diversos tratamentos, como o câncer. 

Árvore da Solidariedade – No Salvador Shopping, uma árvore de natal interativa com histórias de pessoas que precisam ou precisaram de transfusões de sangue será instalada próxima ao posto de coleta da Hemoba, no G1 – Praça de Serviços. O objetivo é conscientizar os passantes sobre a necessidade da doação voluntária de sangue, especialmente durante a pandemia. 

Para Iara Matos, coordenadora de coleta e captação de doadores da Hemoba, as campanhas de sensibilização sobre a causa do sangue têm atraído inúmeros parceiros de diferentes setores da sociedade.   

“Somos muito gratos ao apoio da imprensa, das entidades religiosas, dos grupos culturais e das empresas parceiras. Este ano, além do Salvador Shopping, a Semana do Doador contará com a colaboração do laboratório Linus Pauling, Pãozinho Delícia, Red Burguer, Panilha Delicatessen e entidades governamentais como a Embasa, a Polícia Militar, o Comando Conjunto Bahia, a Osba e a Setre. Todos estão atuando em prol de resultados mais positivos e crescentes para a Fundação Hemoba”, pontua.

 

Veja + Notícias/Geral